junho de 2012
A HELP Consultoria utilizou seus 20 anos de experiência em implementação de software para automação de processos administrativos para desenvolver um Modelo de Gestão Orientado a Processos, que permitisse às pequenas e médias organizações não apenas implementar Software de Gestão Empresarial (ERP) de forma extremamente rápida e a um custo previamente definido, como ter todos os seus processos administrativos normatizados e documentados, permitindo um total controle sobre as regras de negócio.
A idéia do R2G partiu da constatação que os processos dentro de uma organização podem ser divididos em três grandes grupos: Linha de frente (Front-Office), Retaguarda (Back-Office) e Qualidade. Os processos de linha de frente são os responsáveis por pela entrega de produtos e serviços ao cliente, ou seja, constituem o negócio e são específicos de cada organização. Já os processos de retaguarda ou administrativos, são regulamentados por legislação específica ou por melhores práticas de gestão e são muito semelhantes em todas as organizações (contabilidade, folha, financeiro, compras, estoque, faturamento, fiscal, etc).
Com o R2G, nós aceleramos a implementação do ERP entregando toda esta retaguarda já praticamente pronta, tanto na documentação dos processos como na sua automatização no ERP. O ganho de produtividade é tão grande que chegamos a implementar toda a área administrativa, que normalmente levava vários meses, em apenas 2 semanas com risco praticamente zero! Mas a principal vantagem do R2G é que a organização passa a ter todos os processos normatizados e documentados, inclusive com as instruções de trabalho de operação do ERP, o que possibilita o total controle sobre a regras de negócio e as operações, além do rápido treinamento de novos usuários.
O R2G é composto de 5 elementos básicos: 1) Processos administrativos otimizados e normatizados; 2) Base de dados do ERP pré-configurada; 3) Sistema de Informações Gerenciais; 4) Metodologia de implementação e gestão da mudança e 5) Manutenção dos processos e do software (ERP). Como o R2G foi desenvolvido de acordo com as normas ISO, os processos administrativos estão prontos para certificação e o sistema pode ser expandido através do R2G ISO, que inclui todos os processos necessários para gestão da qualidade.
“Com os processos e suas respectivas saídas devidamente documentados, a organização consegue visualizar como o sistema de gestão irá funcionar e quais os produtos serão gerados (relatórios operacionais e gerenciais) antes mesmo de adquirir a solução. `Esta clara definição do escopo que permite oferecer projetos a um custo pré-definido e implementá-lo num tempo tão curto”, afirma Paulo Henrique Cerqueira, diretor da Help responsável pelo R2G.
Edições anteriores Assine o Help News