Mai.2015
Um dos pontos fracos das pequenas e médias empresas [PMEs] é a dificuldade em manter uma gestão de estoque eficaz. Segundo especialistas, nem todas as organizações percebem a importância de mantê-la em perfeita saúde e muito menos o quanto esse descuido afeta os negócios.
Não ter o capital de giro suficiente para sustentar o início de uma operação ou mesmo suportar os momentos de baixa nas vendas é uma das consequências que literalmente podem decretar a falência de muitos.
Apesar que todos em algum momento podem sofrer, o fato é que estoque sem giro significa dinheiro parado. Além do possível prejuízo financeiro, a sua empresa deixa passar a oportunidade de investir em ações necessárias à própria manutenção ou mesmo aquela repentina, e quase única, que favorece o rápido crescimento.
Então vamos lá! Primeiramente é preciso fazer um inventário [levantamento de bens e materiais disponíveis em estoque, próprio e/ou em terceiros]. Isso irá ajudá-lo a filtrar e entender suas prioridades. De acordo com o ramo, como o de produtos perecíveis por exemplo, essa análise é indispensável para estimular a saída das mercadorias com prazo de validade mais curto ou em vencimento. Preste atenção em situações extremas, como níveis baixos, excessivos ou mesmo “parado”. Até porque, a falta de produtos em estoque pode resultar na perda de vendas, acarretando também uma vantagem para seus concorrentes.
Observações feitas, o próximo passo é reforçar as vendas dos produtos em excesso ou que estão parados há mais tempo, aplicando ações promocionais, por exemplo. E vale frisar que os cálculos fazem parte deste processo, porque tanto os custos de manutenção quanto os produtos parados impactam seu caixa. É um momento como este que a utilização de um software ERP torna-se fundamental para uma tomada de decisão acertada.
Níveis inadequados, identificações incorretas e/ou incompletas, a falta de conhecimento e mesmo uma equipe mal treinada, incluindo aqui o controle manual podem lhe impedir de alcançar a eficiência necessária para driblar a concorrência. Acompanhamento rápido, eficaz e sem o uso de um sistema de gestão, não é fácil para ninguém.
A Senior oferece a solução GO UP, feita sob medida para amenizar a rotina das PMEs. O ERP GO UP poderá ajudá-lo a identificar as REAIS NECESSIDADES de suprimentos, evitando assim que tenha DINHEIRO PARADO.
Descubra se existe dinheiro parado dentro da sua empresa.
Ligue agora 0800 071 4666 ou solicite contato.
Edições anteriores Assine o Help News